O Loft de 68m² para Casas Conceito 2022 toma forma sob comando de Viviane Vieira, da Vi3 Arquitetura. O Estúdio Soho, como o próprio nome já sugere, procura traduzir o lifestyle urbano contemporâneo, com liberdade e integração dos ambientes. Todo o trabalho buscou otimizar o cotidiano produtivo e dinâmico da persona da vez, uma mulher independente e cosmopolita.
O norte para a escolha dos elementos do ambiente partiu do contextualização da alvenaria original da edificação, despertando o desejo da estética expressiva em pedra rústica e adobe, uma referência aos icônicos lofts da região do Soho, na cidade de Nova York. A partir deste conceito, a arquiteta priorizou materiais determinantes para a harmonia do espaço, como a pedra sabão, o concreto, o couro e outros tecidos naturais, assim como o metal e a madeira associados a tons marcantes.
“Quando projetamos o ambiente para esta edição da Casas Conceito, procuramos imprimir traços e formas que nos traduzem hoje, transmitindo o modo de trabalhar a estética nos nossos projetos”, comenta. Toda a expressividade pode ser conferida no traço firme dos elementos arquitetônicos, na robustez do mobiliário escolhido e na escolha de cores fortes que traduzem a personalidade do ambiente. Um sistema integrado de áudio e vídeo completa o combo urbano de inovação aliada à praticidade.
O loft traduz a força da arte na concepção do espaço que através de uma sólida curadoria elegeu obras dos artistas Lenora de Barros, Luiz Hermano, Maria Lynch, Mário Cravo Junior, Patrícia Martins, Pedro David, Raul Mourão e Willyanms Martins.
Para Viviane VIeira, a escolha do bairro Santo Antônio Além do Carmo agrega valor e reconhecimento às origens do conceito de morar. “Buscamos, através de nosso Estúdio Soho, instigar a sociedade a refletir para uma mudança de paradigmas, mostrando a possibilidade de habitar com modernidade e personalidade associadas à cultura e legado dos bairros tradicionais”, explica ela.