A aura libertária do Quarto Jovem de Gabriel Magalhães

Para a 4ª Edição da mostra Casas Conceitos, o Quarto Jovem se destaca como um sopro de liberdade, tolerância e progresso, como explica o arquiteto responsável pelo projeto, Gabriel Magalhães. A criação do ambiente tem como fonte os ideais iluministas, propagando o livre pensamento e comportamento, trazidos ao projeto, inicialmente, através da disposição espacial: são 28m² de um quarto amplo, com poucos móveis, arejado e com pé direito generoso. A fluidez e a circulação foram prioridade para a elaboração, proporcionando um ambiente em que as ações aconteçam de modo integrado. São poucas as divisões, todas sinuosas em marcenaria curva desenhada sob medida e os obstáculos visuais ficam dispostos abaixo do teto, garantindo uma boa circulação de ar e, em consequência, de pensamentos. 

Com iluminação difusa e suave, o Quarto Jovem ganha um toque efêmero e transcendental. A escolha dos tons naturais e neutros propicia a sobreposição de texturas, camadas, que podem ser vistas no revestimento dos móveis, nas cortinas e no tapete desenvolvidos especialmente para o espaço. A cor utilizada como base foi o Linho Natural. “A ideia, desde o início, foi de um quarto contemporâneo na estética e jovem na essência. Mesmo que o uso seja feito por alguém pleno na sua maturidade,” explica Gabriel. 

O porcelanato foi escolhido em tamanho inusitado (9x37cm), no formato Espinha de peixe, funcionando como um Taco Contemporâneo. O destaque principal do ambiente, segundo o arquiteto, fica por conta das obras de arte selecionadas: serão peças dos artistas Thiago Sant`ana, Gabriela Daltro, Renata de Boni, Santarosa Barreto, além dos internacionalmente renomados Basquiat e Andy Warhol.  “A obra principal do espaço, é a instalação Alma, de Ana Michaellis. Ela pende do pé direito de 3.50m, ao lado da cama. Composta por um emaranhado de lâmpadas pintadas, sintetizam perfeitamente o conceito do espaço,” comenta.

Gabriel Magalhães pontua, ainda, a importância social da localidade da mostra. “Saber que vamos deixar para as pessoas do Santo Antônio Além do Carmo um equipamento pronto para ser utilizado e toda a requalificação da Travessa dos Perdões, é algo que por si só já vale a participação na Casas Conceito 2022. O resto, é consequência!”, conclui.