‘Como seria uma cozinha dourada?’ Foi com essa inquietação que a arquiteta Cris Pepe iniciou o projeto da sofisticada e tecnológica Cozinha para a mostra Casas Conceito 2022.
O ambiente conta com estruturas metálicas douradas, um destaque diferenciado que foge ao cinza industrial. Além disso, as inovações tecnológicas são diversas: desde a iluminação interna dos armários, em LED embutido vertical, até a bancada em Corian, um material impermeável que não adere cheiros e resiste às investidas de uso e tempo – não amarela e é facilmente restaurável. A cuba em calha úmida une praticidade e estilo, tendo seu percurso projetado para utilização como escorredor de pratos.
A tecnologia aparece também nos puxadores e equipamentos, como isolador, depurador e eletrodomésticos em geral, essenciais para estimular criações culinárias diferenciadas.
Além das inovações, a arquiteta também prezou pela mescla com o verde e com estilos artesanais. “Cadeiras e cestos em corda náutica feitos a mão, dialogam com as peças de decoração selecionadas,” explica. Quanto à quebra do dourado com o verde, a aposta foi em um jardim vertical de plantas permanentes na circulação. “Eu adoro essa tendência de misturar plantas permanentes em ambientes como cozinha e banheiro,” conta Cris.
O “toque de alma”, como explica a criadora do espaço, vem com as obras escolhidas para decoração. As paredes recebem as fotografias de Xico Diniz, feitas sob medida para o ambiente, além de pratos pintados à mão pela artista Olivia Gonzalez, especialista em porcelanas personalizadas.
Para Cris Pepe, a retomada do Santo Antônio Além do Carmo gera ótimas expectativas, especialmente com um evento que aborde a retomada da coletividade. “É maravilhoso ter essa sensação plena de que podemos voltar a ter grandes experiências coletivas novamente. E o fato de ser no Carmo dá um gosto diferente, porque é um bairro que está sendo redescoberto por muita gente”, conclui.