O setor de turismo na Bahia registrou um incremento de 11,4% no ano de 2023. Com isso, o estado superou a média nacional, que avançou 6,7%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria do Turismo.
Entre os destaques, está o fluxo de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, que avançou 8,6% em 2023. Com isso, o fluxo na Bahia foi de cerca de 9,5 milhões passageiros. Além disso, os pedágios das rodovias que perpassam o estado registraram incremento de aproximadamente 4,4 milhões de veículos em trânsito, o que representa uma ampliação de 6,2%, em relação ao ano de 2022.
Já a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi próximo de 64,0% no ano de 2023, um crescimento de 4,8% em relação ao ano de 2022. Essa é a melhor taxa média registrada em toda a série histórica iniciada em 2014, nessa comparação.
Em 2023, mais de 852 mil veículos utilizaram o Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho. Em relação ao mesmo período de 2022, o fluxo avançou 1,7%, o que representa ampliação de, aproximadamente, 14 mil veículos. Também pelo Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, passaram a mais 76 mil passageiros, representando crescimento de 1,5% na mesma análise comparativa.
O levantamento aponta ainda que o setor de turismo incorporou 7.166 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, hotéis e similares e locação de automóveis sem condutor. Com a mesma tendência de crescimento, a zona turística que registrou maior número de trabalhadores formais foi a Baía de Todos-os-Santos.
A realização de feiras, congressos, exposições e festas; investimentos em infraestrutura, ampliação das rotas de voos; a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada 2023/2024; e concretização das festas populares e religiosas são apontados como alguns dos fatores que contribuíram positivamente para o bom desempenho do turismo no estado da Bahia. Com isso, a expectativa é de manutenção da expansão do setor para o primeiro trimestre de 2024.