A Primo Arquitetura estreou na Casas Conceito com o desafio de assinar um projeto que reflita uma verdadeira integração de dois ambientes, Sala de Jantar e Sala de Estar. Com aproximadamente 40m², o espaço é inspirado por uma realidade de mercado, que apresenta, na maioria das vezes, esses dois ambientes integrados e coexistindo harmonicamente.
O ponto de partida para o desenvolvimento do projeto é uma grande estante, de aproximadamente 7,50m de extensão, que permeia todo o perímetro da vista principal do ambiente, elemento que dialoga genuinamente com o tema da Mostra, “Memórias”” já que a estante serve como um móvel de apoio para expor elementos pessoais como lembranças de viagens, livros, fotografias, obras de arte, ou qualquer outro item de valor especial que acumulamos ao decorrer das nossas vidas e que se conectam com a nossa personalidade.
“É uma característica da nossa linguagem profissional, no início de qualquer processo, entender a história do cliente, o que ele tem guardado, ou o que ele coleciona, tudo que some, e possa dar um valor único ao projeto, a gente busca conhecer. ” Conta o arquiteto Guilherme Magalhães.
Com um traço limpo atemporal, característico da Primo, a estante, que tem os elementos de divisória dispostos na diagonal, se inicia no estar, e chega até o jantar. Nesse último espaço, foi embutido um buffet em pedra natural, que dá apoio a área. Como característica da mostra, onde todos ambientes fazem parte de um único circuito, a passagem para o ambiente seguinte, também está embutida no centro da estante, suavizando assim essa transição. No estar, uma grande parede com cobogós de vidro, é retro iluminada na cor âmbar, que conferem ao ambiente uma luminosidade característica do pôr-do-sol. Tons de marrom e bege, completam a paleta de cores, que transmite a neutralidade que uma sala de convivência deve ter. “As cores e texturas, ficam em destaque nos objetos de decoração, obras de arte e alguns estofados, que estão distribuídos ao longo do ambiente” conta o arquiteto Alexandre Martins.
Para o mobiliário, a dupla aposta apenas e designers brasileiros, que mesclam elementos característicos que estao sempre presentes nos seus projetos: couro, madeira, ferro e alumínio, que esteve em alta na última edição da feira de arquitetura e design em Milão, o “Salone del Mobile” visitado pela dupla. Já para as obras de arte, a escolha contempla diferentes técnicas e artistas, tanto na já mencionada estante, quanto em uma “Wall Gallery” criada ao lado do jantar, na parede oposta à de cobogós de vidro.
Fotos: Gabriela Daltro