A Prefeitura de Salvador firmou uma importante parceria com a Embratur, com o objetivo de fortalecer a promoção internacional da capital baiana. O acordo prevê a atuação conjunta entre a agência nacional e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo nos eixos de promoção internacional, compartilhamento de dados e inovação.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica ocorreu em Brasília, durante um encontro entre Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Secult, e Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Também participaram, por parte da agência, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd; a gerente de Gestão de Gabinete da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Sáskia de Lima; e a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, Tania Neres. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes a chefe de gabinete da vice-prefeitura de Salvador, Tainá Barros, e a chefe do Escritório de Cooperação Internacional, Isabelle Schaun.

A parceria entre a Embratur e Salvador tem vigência de um ano e inclui participação conjunta em eventos internacionais e o compartilhamento, análise e produção de dados. Além disso, também prevê cursos para profissionalizar o trade turístico baiano no uso de dados e estudos para elaborar estratégias de mercado e digitalização de negócios locais.

Ana Paula Matos comemorou a parceria: “Salvador tem se destacado em crescimento no turismo internacional. Nós temos trabalhado com um eixo de promoção do afroturismo muito importante e acho que a gente pode fazer ainda melhor de forma conjunta. Tenho certeza que esse trabalho com inovação será de extrema relevância”, destacou.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da iniciativa: “A Embratur já é muito parceira do governo da Bahia e da prefeitura de Salvador nas ações de promoção internacional. Fazemos isso porque entendemos a importância da capital baiana como um dos principais portões de entrada do Brasil. Esse acordo é um aprofundamento das relações, o que vai nos permitir alcançar resultados ainda melhores, atraindo ainda mais voos internacionais e turistas estrangeiros”, afirmou.

No último ano, a Embratur e a Prefeitura de Salvador já realizaram ações conjuntas, como a participação da capital baiana na FITUR 2024, que rendeu a Salvador o prêmio de “Melhor Destino Criativo”. A Agência também levou operadores dos EUA para um famtour na cidade e celebrou, em parceria com o governo estadual e o trade, o novo voo Paris-Salvador, reforçando a conectividade.

Para fortalecer este trabalho, o ACT prevê o compartilhamento de materiais audiovisuais e multimídia para campanhas publicitárias, eventos e postagens nas redes. Em inovação, o documento sugere o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o turismo internacional, além do estabelecimento de parcerias estratégicas com a film commission local para o desenvolvimento de novas ações.