Reconhecida como a cidade mais negra fora do continente africano, Salvador carrega uma história profundamente marcada pela presença e resistência de povos africanos escravizados, o que a tornou o berço da cultura afro-brasileira e uma potência do afroturismo. Dentro deste contexto, a Diáspora.Black, startup especializada em experiências afrocentradas, desenvolveu oito roteiros turísticos exclusivos que convidam o público a mergulhar na riqueza da história negra da cidade.

Os itinerários abrangem espaços emblemáticos como a Praça Castro Alves, Praça Municipal, Elevador Lacerda, Memorial das Baianas, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa do Benin. Todas as experiências são guiadas por profissionais negros, conhecedores profundos do território, das tradições e da ancestralidade, proporcionando uma imersão autêntica e significativa. As atividades incluem ainda vivências gastronômicas, visitas a centros culturais afro-brasileiros e encontros com comunidades locais, tudo pensado com o objetivo de promover a escuta ativa, a valorização da identidade negra e o fortalecimento da cultura afro-brasileira.

“Salvador é uma ótima cidade para se conectar com os ancestrais e conhecer a verdadeira cultura afro-brasileira. Alguns pontos, inclusive, são marcos centrais no turismo brasileiro e até indicações para visitantes estrangeiros, como é o caso do Pelourinho, por exemplo”, ressalta António Pita, COO e cofundador da iniciativa.