Palacete Tira-Chapéu homenageia Rua Chile em nova exposição

Um dos mais importantes edifícios de estilo eclético do Centro Histórico de Salvador, o Palacete Tira-Chapéu faz uma homenagem à Rua Chile, primeira rua do Brasil, através de uma exposição que fica em cartaz até o mês de novembro.
As atividades começaram com a parceria com a Casa Conceito que propôs o plantio de árvores da Rua Chile e agora se consolida com a exposição na Fachada do Edifício Palacete que está passando pelo restauro para abrigar um centro de gastronomia e cultura.


A exposição irá permanecer na fachada durante o período da obra, mostrando a história de Salvador, da Rua Chile e do Edifício do Palacete, promovendo assim o resgate de um patrimônio artístico e cultural e a reconstituição de sua relevância para a sociedade. Este projeto conta ainda com a parceria do Fera Hotéis e da Elysium Sociedade Cultural, coordenadora do restauro, além do apoio de outras empresas parceiras.

O Palacete Tira-Chapéu


O projeto do Palacete Tira-Chapéu é de autoria do arquiteto italiano Rossi Baptista, e se tornou uma das mais emblemáticas obras do autor em Salvador. Inaugurado em 1917, o edifício foi sede da Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, fundada em 1990, e teve uso exclusivamente comercial e administrativo.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), é um dos poucos remanescentes do estilo eclético em Salvador, com adornos que podem ser identificados da arquitetura barroca ao estilo clássico.
Na composição da sua fachada, por exemplo, há colunas com fustes canelados e capitéis coríntios, atlantes e esquadrias que formam uma composição bem marcada e ordenada. No interior do edifício, as misturas de referências são evidenciadas nos pilares, pisos, disposição e forma das escadas, e nos elementos decorativos em estuque nos forros e coroamento das paredes.


Serviço
Exposição – Rua Chile – Onde o Brasil Começou.
Período: 16/08/2023 a 30/11/2023
Horário: 24h
Local: Rua Chile com a Rua do Tira Chapéu, Centro Histórico de Salvador