Com 191,2 metros de altura, o edifício de madeira mais alto do mundo está sendo construído na Austrália. O arranha-céu, batizado temporariamente de C6, contará com 237 apartamentos de um a quatro dormitórios. De acordo com a Grande Development, responsável pelo projeto, 42% da torre será construída em madeira, com colunas e núcleo em concreto armado. A estrutura contará ainda com um exoesqueleto de aço para suportar a estrutura.
Para a construção da torre localizada na Charles Street, em South Perth, serão utilizados cerca de 7,4 mil metros cúbicos de madeira colhida de 600 árvores. De acordo com a Grange Development, o C6 também tem como proposta ser o primeiro edifício residencial carbono negativo da Austrália Ocidental.
“Esta é a nossa oportunidade de afirmar que nos preocupamos genuinamente tanto com a crise imobiliária que enfrentamos como com a crise climática pela qual estamos fazendo muito pouco como indústria”, afirma o diretor da Grange Development, James Dibble.
Além de usar madeira, o plano da Grange também inclui recursos verdes, como um jardim na cobertura, uma fazenda urbana e acesso dos residentes a 80 novos Tesla Model 3 totalmente elétricos.
Atualmente, o título de edifício híbrido de madeira e concreto mais alto do mundo pertence à torre Ascent em Milwaukee, Wisconsin, que tem 25 andares e 86 metros de altura, segundo o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano.