Para criar o seu ambiente na Mostra Conceito Hotéis, a arquiteta Viviane Vieira apostou em um design funcional e atemporal, que mergulha na Brasilidade através da valorização da produção artística local. No contraste entre o grafite das paredes e teto, com nuances de verde, a profissional deixou o protagonismo de seu projeto para as peças em cerâmica.
Valorizando a estética atemporal, a arquiteta trouxe como vestimenta principal do apartamento uma seleção de cores e peças em cerâmica que representam a força da argila nacional. O destaque foi para a coleção Homens de Barro, assinada pela artista plástica Selma Calheira, que produz suas peças na região do Médio Rio de Contas.“O trabalho da artista transita com muita fluidez entre os conceitos que definem e distinguem arte, design e artesanato. Ora trazendo a livre expressão que também se pretende como impulsionadora de reflexão, ora utilizando da própria linguagem estética para criar objetos que atendam uma função dentro do mercado” conta Viviane.
A suíte traz uma seleção de cores e peças feitas com matéria-prima que, graças a sua versatilidade, pode ser encontrada em distintos processos produtivos: na medicina alternativa, cosmetologia, na construção civil, e com certeza nos tantos outros mercados, como a peça Homem de Barro, de 1,70m figura na varanda do apartamento.
“O desafio ao qual nos propomos atender ao eleger obras e artistas, é o de exemplificar como é possível elevar e humanizar o resultado final das composições utilizando recursos perenes que dialogam entre si. Afinal, o que seria da obra sem o plano de fundo? O que seria da arquitetura e design de interiores sem a humanidade e seus frutos?” detalha Viviane.
Arrematando a decoração do espaço, destaque o trabalho de Guto Barros, que vestiu as paredes com suas belas e significativas fotografias autorais, através de imagens feitas especialmente para homenagear e enaltecer junto com todo o projeto a brasilidade que as texturas da argila brasileira possuem.