Com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra as mulheres, a capital baiana passa a a contar com a Casa da Mulher Brasileira. O equipamento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Governo Federal, é gerido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e contou com um investimento de R$ 15 milhões para ser viabilizado.
Com uma proposta inédita na Bahia, o espaço ofertará serviços de acolhimento e apoio psicossocial através de uma equipe multidisciplinar que prestará atendimento continuado, promovendo resgate da autoestima, autonomia e cidadania. Além disso, as assistidas terão acesso à delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, cárcere, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.
“Um equipamento que vai oferecer atendimento humanizado e unificado, que é o grande diferencial desta casa (…) Antes, as mulheres tinham que ir a diversos bairros para procurar ajuda, pois a delegacia ficava num local, a Defensoria em outro. Acabou isso. Agora, a mulher chegará aqui e terá proteção, carinho e cuidado. Mas, principalmente, a certeza de que o crime não ficará impune”, destaca o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
A Casa da Mulher Brasileira fica localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, e tem funcionamento 24h durante os sete dias da semana.