A Bahia tem conquistado cada vez mais destaque no turismo doméstico. Em 2023, passaram pelo estado 11 milhões de turistas brasileiros, de acordo com um estudo inédito desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo da USP e pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da SKEMA Business School. O levantamento coloca o estado entre os mais procurados do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
“O mercado turístico nacional é pujante e deve ser devidamente valorizado”, destaca Glauber Santos, professor da USP e coordenador do NEAT, sobre a importância do mercado doméstico. De acordo com a pesquisa, a Bahia superou, inclusive, destinos internacionais populares, como Estados Unidos e Argentina.
No cenário geral, foram contabilizadas 153 milhões de viagens no Brasil. Apenas 3% deste total foram para o exterior, reforçando a preferência dos brasileiros pelos destinos domésticos. Entre as cidades mais procuradas para visitação, estão Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.