O Aeroporto de Salvador foi reconhecido como o segundo mais sustentável do Brasil na categoria com mais de 5 milhões de passageiros anuais. A honraria faz parte do Prêmio Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil, que destaca aqueles que implementam práticas ambientais exemplares.
Integrante da rede VINCI Airports, o aeroporto da capital baiana tem adotado, ao longo dos anos, diversas práticas e iniciativas que visam reduzir o seu impacto no meio ambiente. Entre os destaques, estão a Estação de Tratamento de Efluentes, que possibilita o reaproveitamento de água em descargas sanitárias; e a Certificação de Acreditação em Carbono nos níveis 1, 2 e 3, focada na redução de emissões de carbono. Além disso, o Salvador Bahia Airport promove a educação ambiental entre seus colaboradores, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
O presidente da ANAC, Tiago Sousa Pereira, ressalta que o projeto Aviação Sustentável é uma das principais prioridades da entidade. “Sustentabilidade será o principal assunto do setor de aviação nos próximos dez anos (…) Combater os eventos adversos do aquecimento global exige pensar diferente e não conseguiremos fazer isso sem diálogo e construção conjunta”, pontua.