A Bahia conquistou um resultado histórico na atração de turistas internacionais. Entre os meses de janeiro e outubro de 2025, o estado recebeu mais de 166 mil estrangeiros, superando o recorde, até então, de todo o ano de 2019, quando foram registrados 152 mil visitantes do exterior. Os resultados foram divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Polícia Federal.
Nos primeiros 10 meses deste ano, os aeroportos baianos tiveram um aumento de 56,5% na chegada de turistas de outros países, em comparação com o mesmo período de 2024. No Nordeste, o crescimento foi de 47,4%, enquanto no Brasil ficou em 42,2%. A Bahia, com o desembarque de 166,4 mil estrangeiros, superou com folga Pernambuco e Ceará, que registraram 80,7 mil e 90,4 mil, respectivamente.
“A melhor forma de comemorar as marcas históricas do turismo baiano é continuar trabalhando firme, para ampliar ainda mais a sua participação no mercado internacional. As conquistas são o resultado de um trabalho contínuo na promoção dos destinos e captação de voos, associadas à qualificação dos serviços oferecidos aos turistas. Por isso, esperamos mais um novo recorde de visitantes estrangeiros na Bahia, no verão que se aproxima”, declara o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
A diversidade tem sido um dos principais diferenciais da Bahia, que oferece roteiros de turismo religioso, gastronômico, de negócios e experiências culturais únicas. “O mundo está redescobrindo a diversidade ímpar, que une história, cultura, religiosidade e gastronomia desse estado que é tão rico. O efeito desse bom momento é o fortalecimento da economia local, com mais oportunidades para a população, gerando emprego e renda”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Andrea Velame nasceu com uma premissa: fazer a diferença. Desde nova, seu desejo era realizar, realizar grande, realizar o que muitos acham até impossível. À frente do tempo ela cursou Administração de Empresas e se especializou em Marketing. Sem medo, Andrea tem uma capacidade de se reinventar e se readequar às adversidades da vida e assim transitou por diversas áreas. Atuou como designer de interiores, foi lojista, restaurateur, teve indústria moveleira, fez desenvolvimento de produtos, até retornar para onde tudo começou: comunicação e marketing.