Ilha dos Frades recebe procissão inédita em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe

Em uma celebração histórica, a Ilha dos Frades sediou a primeira procissão marítima em homenagem Nossa Senhora de Guadalupe. Concebido pela Fundação Baía Viva, a comunidade da Ponta de Nossa Senhora da Ilha dos Frades, Andrea Velame e o restaurante Preta, o evento tem como missão incluir as celebrações em torno da Rainha das Américas e Padroeira da América Latina no calendário de festas religiosas do Verão. Reverenciada como a protetora da causa dos recém-nascidos, da fertilidade, dos povos indígenas latinos e também padroeira do México, sua imagem é representada por rosas coloridas.

O grande destaque da celebração ficou por conta do cortejo marítimo que levou uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, especialmente criada pelo artista plástico Vik Muniz, até a capela na colina da Ilha, em um dos cenários mais belos da região. A programação incluiu ainda visita ao Casarão das Artes, mantido pela Fundação Baía Viva, e uma festa exclusiva no Restaurante Preta, que contou com apresentações de Jau e DJ Ga Salvia, além de um buffet assinado pela chef Angeluci Figueiredo.

“A iniciativa não é só para a gente reforçar o turismo simplesmente. É também para fazer uma retomada das nossas tradições, principalmente das procissões marítimas que sempre foram tradicionais na Baía de Todos-os-Santos. Fazer a procissão neste momento, abrindo o Verão, no dia de Nossa Senhora do Guadalupe, com uma obra doada por Vik Muniz, traz todos os holofotes para a Bahia”, ressaltou Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, em entrevista ao Alô Alô Bahia.