Sistema de Previsão da Qualidade do Ar será apresentado hoje, quinta-feira, em Salvador

A Prefeitura de Salvador promove, a partir das 15h desta quinta-feira (10), a Live Soprar Salvador, em parceria com empresas e instituições de pesquisa. No evento, ocorrerá uma apresentação e discussão sobre o Sistema de Previsão da Qualidade do Ar  (Soprar Salvador), uma ferramenta inovadora capaz de prever a qualidade do ar para as próximas 72 horas.  O sistema conta com um banco de dados robusto das fontes emissoras de poluição da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de dados meteorológicos.

A previsão da qualidade do ar é feita por meio de modulação e cálculos entre esses dados, tanto os referentes às fontes poluidoras como aqueles relacionados ao clima.  “O Soprar usa uma base de inventário de emissão da poluição e calcula com dados meteorológicos. Além disso, o sistema utiliza também a própria química atmosférica já embutida. A partir desses cálculos, é possível fazer previsões para a qualidade do ar da mesma forma como são feitas as previsões para as chuvas. É possível dizer como a qualidade do ar estará amanhã, se estará melhor ou pior”, conta Nelzair Vianna , fiscal de controle sanitário da Vigilância Sanitária de Salvador e coordenadora da iniciativa.

 Na live, serão exibidos, por exemplo, os bairros e regiões com maior adensamento da poluição, de acordo com o Soprar. Futuramente, o sistema vai permitir também que sejam feitos estudos comparativos para saber se o nível de poluição de determinada área aumentou ou diminuiu. “Poderemos avaliar depois, por exemplo, como vão ficar as zonas por onde vão passar o BRT elétrico. Fazer um comparativo para saber se o nível de poluição reduziu ou aumentou”, sugere Nelzair.