Já visitou a nova Rua Chile?

Da Praça Castro Alves até a Praça da Sé, passando por prédios coloniais e construções históricas, incluindo o Palácio Rio Branco e o Elevador Lacerda. Todo este patrimônio e muito mais se concentra na primeira rua do Brasil, a Rua Chile, no Centro Histórico, que passou por requalificação entregue nesta quinta-feira (24) pelo governador Rui Costa. O governador também visitou a Avenida Carlos Gomes, até o Largo dos Aflitos, e a Rua Direita do Santo Antônio. As duas também estão passando por obras de requalificação.

“Este é um conjunto de intervenções, e aqui na Rua Chile foi tudo construído no sentido de destacar o patrimônio histórico, com todo o sistema de fiação subterrânea. Estamos iniciando também um projeto habitacional com casarões aqui no centro para estimular a reocupação destes prédios antigos como habitações e trazer vida de volta pra além do comércio que já existe em função do turismo”, afirmou o governador. Segundo ele, o próximo passo é implementar projetos habitacionais para servidores públicos na região. “Em todo lugar do mundo o patrimônio histórico é conservado com pessoas morando no local”.
Segundo o governador, com a nova caracterização, serão abertos comércios, bares, padarias e a região vai atrair investimentos da iniciativa privada.

As intervenções fazem parte do maior programa conjunto e simultâneo de requalificação de ruas e calçadas – com sistemas de acessibilidade – já realizado no Centro Antigo de Salvador. São cinco lotes, que alcançam 313 ruas de 15 bairros, com investimento de R$ 126 milhões de reais. A iniciativa é do Governo do Estado da Bahia, via Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab) da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).

Foto: Camila Souza/GOVBA