Inclusão e empoderamento são temas da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Bahia

Com o tema Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social, as 77 Apaes do Estado da Bahia se preparam para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2020, que acontece entre 21 e 28 de agosto. Na programação, idealizada pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), serão analisadas as dificuldades e soluções aos problemas impostos pela pandemia no atendimento a estas pessoas nas áreas da saúde e educação, além de discutir a inclusão e a participação social. Durante toda a semana, serão realizados diversos webinars abertos ao público e transmitidos através do canal da federação no Youtube.

Segundo o presidente da Feapaes-BA, Narciso Batista, os webinars são importantes para se discutir a situação do setor e trazer novas abordagens aos profissionais das instituições, como novas práticas pedagógicas, de atendimento e inclusão. Na abertura da programação, no sábado (22.08) às 19h, o evento virtual contará com a participação do presidente e da coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da federação baiana, Itana Lima. Durante a conferência, a coordenadora de Educação da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Fabiana Maria das Graças de Oliveira, abordará o tema “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”. Em seguida, representantes de Educação das Apaes de Jequié, Jacobina e Salvador irão compartilhar relatos de experiências vividas em suas respectivas regiões.

Na segunda-feira (24.08), às 15h, o tema será o “Atendimento à saúde das pessoas com deficiência durante a pandemia”, com relato de casos. O webinar será conduzido pela coordenadora de Saúde da federação baiana, Mary Makhoul. Na terça-feira (25.08), às 16h, a coordenadora Estadual de Assistência Social, Marcia Rocha, apresenta o painel sobre “Dependência, autonomia e empoderamento da pessoa com deficiência: o papel das Apaes no trabalho social com famílias”. Às 19h, a coordenadoria estadual de Família, liderada por Roselene Alencar e Jurandir Matogrosso, representará a Bahia no webinário da federação nacional, abordando questões do protagonismo da família da pessoa com deficiência.

Já na quarta-feira (26.08), o tema será “Artes, Autogestão e direitos da pessoa com deficiência”, com o coordenador Estadual de Artes da Feapaes, Antonio Marques, a coordenadora Estadual de Defesa de Direitos, Sidenise Estrelado, e a coordenadora Estadual de Autodefensoria e Autogestão Eliana Rosa. Neste mesmo dia, às 17h, Antonio Marques volta à cena com a oficina “Musicalizando e se divertindo”. Ainda neste dia, às 19h, a abordagem será “Envelhecimento em pauta”, com a coordenadora Estadual de envelhecimento, Tânia Brandão.

A quinta-feira (27.08), é a vez da coordenadoria de Educação para o trabalho, emprego e renda, representada por Jaqueline Sallenave, participar da palestra da Federação Nacional, que abordará o tema “Inclusão no Trabalho,vida comunitária e produtiva”. Neste mesmo dia, às 15h, o coordenador de Educação Física, Desportos e Lazer, Paulo Gonçalves Júnior, convida o coordenador da Nacional, Roberto Soares, para debaterem sobre “Educação física e a importância do trabalho em rede e novas parcerias”, com o coordenador Estadual.

Para o encerramento das comemorações, no dia 28.08, estão programados outros dois eventos virtuais. Às 10h haverá um bate-papo inclusivo com os autodefensores da Bahia e a coordenadora nacional Jaqueline Pilger, mediado pela coordenadora estadual Eliana Rosa. E às 17h o painel sobre “Diálogos sobre direitos e participação social”, com a coordenadora estadual Sidenise Estrelado. Ao longo da Semana, também haverá outros encontros virtuais promovidos pela Federação Nacional das Apaes e Apaes baianas. A programação pode ser conferida no site da Feapaes Bahia (www.apaeba.org.br).

Serviço:

O quê – Webinar Estratégias Pedagógicas nos CAEEs durante o ensino remoto da Rede Apae Bahia
Quando – 22 de agosto de 2020, sábado, às 19h
Onde – Canal da Feapaes-BA no Youtube
Quanto – Gratuito