Hackathon da Nasa prorroga inscrições para Salvador

Os baianos que têm criatividade e garra para resolver desafios reais da Terra e do espaço ganharam mais uma oportunidade: o Nasa Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo, prorrogou suas inscrições para Salvador. A inscrição é gratuita, individual e pode ser feita até o dia 18 de setembro por meio do site www.spaceappssalvador.com. Os interessados precisam ser maiores de 13 anos. Após este período inicial, equipes de 3 e 6 pessoas serão formadas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local, que será realizada de 2 a 4 de outubro.

A competição, que acontece desde 2018 na capital baiana, busca entusiastas para apresentar projetos em seis categorias divulgadas recentemente pela Nasa e demais agências parceiras: Observar, que solicita a criação de ferramentas que tornem os dados de observação mais acessíveis para uso por cientistas, tomadores de decisão e o público; Informar, que pede projetos eficazes de envolver outras pessoas sobre informações científicas e históricas; Sustentar, que solicita ações que tornem o planeta mais sustentável; Criar, com desafios que exigem a utilização da imaginação; Enfrentar, que pede projetos que sirvam de ferramenta de mudança para desastres naturais e desigualdades sociais e econômicas; e Conectar, com projetos que contribuam na comunicação de missões das agências espaciais.

A organização tem o objetivo de estimular a maior participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Por isso, a expectativa é de haja pelo menos 40% de mulheres participando este ano. O evento será 100% virtual. Os participantes acompanharão tudo gratuitamente pelo aplicativo Space&Terra, uma novidade desta edição e desenvolvido por Leka Hattori, representante local da Nasa.

“Neste novo contexto de eventos onlines, a competição precisava ter um ambiente digital exclusivo, onde eu, minha equipe e todos os mentores e apoiadores pudessem ter um ambiente de interação com os participantes, e que está relação se mantenha após o término do evento. Nas edições anteriores, eu mantive este contato através de grupos de whatsapp, mas o aplicativo tem funcionalidades para todo suporte ao participante, com interações exclusivas para esta comunidade de hackers após o evento também. Acredito que este tipo de apoio faz a diferença para os participantes”, conta.

A premiação para esta terceira edição em Salvador é um day use em Costa do Sauípe, resort all inclusive em um dos melhores destinos de praia do Brasil, além da participação no Programa De Aceleração 2021 do Sebrae Bahia e o curso “Você: Profissional do Futuro” da Trêsbês. Os dois primeiros colocados na etapa local competirão na final mundial. Os vencedores são escolhidos pela Nasa. Mais informações no perfil do Instagram: @nasa_spaceappsalvador.

Nasa Talks

Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Hackathon da Nasa Salvador produzirá 7 webinars com conteúdo que ajudará os participantes da competição no desenvolvimentos dos projetos. A programação conta com nomes como o engenheiro da Nasa Gabe Gabrielle, o ex-secretário municipal  de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência André Franga e a jovens cientistas como Anna Luisa Beserra e Aira Beatriz. O evento aberto para todo público e pode ser acompanhado pelo canal do Youtube Space & Terra: www.bit.ly/NasaTalks2020.