Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

31
ago

Salvador: museu a céu aberto

Praças de Salvador se transformaram em galerias a céu aberto com o projeto Museu é a Rua, que circula pela cidade transformando monumentos públicos em cenários para apresentações, exposições fotográficas, rodas de conversa sobre artes de rua, artes visuais, cultura popular e patrimônio. A ideia é incentivar os moradores locais a conhecerem e valorizarem os monumentos de seus bairros.

Neste sábado (31/08), das 14h às 17h, o monumento visitado será o Busto a Labatut, localizado no Largo da Lapinha. O espetáculo fará uma homenagem aos festejos do Dois de Julho e contará a história de Pedro Labatut, que organizou o Exército Pacificador durante a Independência do Brasil na Bahia. O projeto foi contemplado pelo edital Arte todo Dia – Ano V, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

O Museu é a Rua foi criado pelo coletivo Arte Marginal Salvador e pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem. A ação museal circulará por cinco bairros da cidade. As apresentações serão como visitas guiadas, nas quais os monumentos são as obras principais e o público os visitantes.

O projeto vai passar ainda pela Estátua a Maria Quitéria, no Largo da Soledade, em 7 de setembro; pelo Chafariz Quinta dos Padres, localizado no Arquivo Público, Baixa de Quintas, em 14 de setembro; no Busto de ­­Cearense (Praça dos Trovadores, na Fazenda Grande do Retiro), no dia 21 de setembro.