Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

24
ago

Refúgio do Forte – Bruna Milcent, Fernanda Milcent e Renan Saturnino (M100 Arquitetura)

A Praia do Forte, com sua combinação mágica de história com o Castelo Garcia D’avila, do contato com a natureza com a reserva Klauss Peters e as piscinas naturais e todo o charme da vila dos pescadores, foi o destino escolhido por Bruna Milcent, Fernanda Milcent e Renan Saturnino, da M100 Arquitetura, para dar o nome – e inspirar – o Refúgio do Forte, um home family praiano.

“Esse espaço traz nossa memória afetiva do Verão no Litoral Norte, de tudo o que gostamos de fazer nas férias, rodeado de amigos e de familiares. Espaço para cozinhar, um canto para ler um bom livro, mesa para jogar baralho nas tardes de domingo. Nós gostamos de estar juntos, viver com todos as pessoas especiais por perto”, define Bruna Milcent.

“Traçamos o projeto tendo como as principais bases: praticidade, beleza e aconchego. Nessa linha estamos usando o piso lançamento da PortobelloShop, Ms Barcelona Crystal, que remete ao tom da areia da praia, o revestimento Castelatto Ecobrick Stone, da Pavimenti, que traz textura de pedra para as paredes, e bancadas em mármore Bianco Casa Nova que possuem um rajado esverdeado bastante diferenciado”, explica Fernanda Milcent.

O trio elegeu outros lançamentos para tornar real seu espaço, como “a lâmina Noce Autunno, da Bontempo, a nova coifa vertical e a linha de móveis Organo Systeam da CinexArch, o balanço Kauai, da Tidelli, e a luminária Biz de Jader Almeida, que tem revenda exclusiva em Salvador pela Omni Light, uma grande parceira do nosso ambiente”, conta a criativa.

Para trazer mais um toque de singularidade ao espaço, o trio optou por um tapete em palha de bananeira e couro natural da Companhia das Fibras, que é rústico com uma leitura sofisticada. “Essa linha foi desenvolvida com exclusividade para a Artefacto e para a Artefacto Beach And Country, que está também presente em todos os nossos mobiliários”, revela Renan Saturnino. Em Salvador, a marca é representada pela LB Home. “No forro, apostamos mais uma vez no resgate de nossas riquezas naturais: palha de dendê tramada por artesãos locais, dando um charme e singularidade que só a arquitetura brasileira pode oferecer”, completa.

A arte ganha um capítulo à parte na história de concepção do ambiente. Obras de Maria Kruschewsky, com a simplicidade e riqueza do nanquim, dividem espaço com a peça de Josilton Tom, que traz efeitos brancusianos, simulando partes do corpo, e esquemas como diagramas.

O espaço também tem uma tela de grandes dimensões de Andery Neto e fotografias de Guto Esteves. “Trouxemos também peças da ceramista Mírcia Verena, que desenvolve um trabalho impregnado de beleza natural, revelado através de peças orgânicas, resultado da força dos elementos naturais: terra, água, fogo e ar”, diz Bruna, que destaca na lista um painel esculpido “in loco” na alvenaria por Gustavo Maciel, exclusivo para o espaço.

No quesito mobiliário, a Artefacto Brasil, que tem revenda exclusiva pela LB Home, forneceu uma linha completa de produtos e revestimentos em geral. “Belíssimos tecidos, várias texturas que adoramos usar e explorar, seja nos couros, nas estampas dos tecidos, nas tramas naturais que revestem seus mobiliários”, enumera Fernanda, que destaca ainda o sofá da linha Discovery, “que contém linhas retas com sutis e um conforto essencial para um ambiente aconchegante”, e as Poltronas QOPH II, lançamento da linha Beach & Camp, com suas tramas texturizadas.

“Além disso, estamos com a beleza, exclusividade, tecnologia e liberdade de criação que a Bontempo oferece para os seus clientes. A linha Fresare, combinada com o laminado Noce Autuno, traz textura, requinte e contemporaneidade em nosso espaço. Tudo idealizado em cada detalhe por nós da M100 e materializado pela Bontempo”, acrescenta Renan. Para o trio, outra peça que merece destaque é o balanço Kauai, peça chave de textura singular da Tidelli Brasil, exclusiva para a M100 na mostra.

Patrocinadores
Vitrine das tendências do mercado de arquitetura, design e paisagismo, a Casas Conceito se consolidou como espaço para ativação de marcas dos mais diversos segmentos e atrai parcerias de peso. São patrocinadores a Bahia Marina, Ilhas Bimbarras, Kohler, Sherwin-Williams, Placo, Saint-Gobain Glass, Shopping da Bahia. Apoio: Lider Interiores, Pavimenti, Transparence Vidros, Home Design, D’Cores Tintas, Prefeitura de Salvador, Paiva Ribeiro Engenharia e Divisaglass.