Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

24
ago

Refúgio Baía de Todos-os-Santos – Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira (Sotero Arquitetos)

Diariamente, Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira contemplam as águas da Baía de Todos-os-Santos do escritório da Sotero Arquitetos, na Bahia Marina. Não poderia, portanto, ser outra a inspiração para o projeto que assinam da Casas Conceito. Responsáveis pela criação do masterplan da mostra, deram ao Refúgio Baía de Todos-os-Santos um ar de vida em praia urbana, projetado numa área de 100 m2 para pessoas que apreciam um décor despretensioso, despojado, como o ambiente marítimo exige, cheio de luz, amplitude e continuidade.

“Outra fonte de inspiração permanente são as centenas de projetos residenciais que fizemos ao longo desses 20 anos, diversas casas de praia no litoral brasileiro, que nos deram uma experiência muito consistente no tema vinculado ao mar, então ficamos muito à vontade para trabalhar essa ambiência voltada pra esse despojamento, pra essa amplitude, luminosidade que o mar enseja na gente”, revela Adriano.

O escritório optou por revestimentos que utilizam normalmente, com ênfase na madeira, através do piso Pequi Walmond, conhecido como Carvalho da Amazônia. Desenvolvido pela Triângulo, a produção é eco friendly, inteiramente sustentável, otimizando a matéria-prima e os rejeitos. A pedras natural Limestone Crema Catalunha completa as escolhas. Na parte eletrônica, a novidade está na automação residencial de iluminação e sonorização. A escolha de cores e materiais se deu de forma natural, especialmente pensada para mostra, mas habitual em meio aos projetos no dia a dia.

O mobiliário é essencialmente autoral. São móveis assinados por grandes designers brasileiros. Pelo ambiente se destacam a poltrona Carbono 26, criada por Marcos Ferreira, feita em aço carbono e metacrílica tingida de Chá de Camomila; do icônico Sergio Rodrigues tem a poltrona BEG, criada originalmente para a sala de reuniões do então Banco do Estado da Guanabara, 1967, e a cadeira Menna, de 1978, hoje reproduzida por Fernando Mendes, que possui a licença das obras de Sergio.

Completa a lista de clássicos a poltrona Turia 2002, do ateliê Carlos Mota, que desde 1975 já atua com princípios ambientais e sociais muito fortes. A peça foi selecionada para valorizar a essência do trabalho em madeira rústica. Entre os lançamentos, estão o sofá e a cama GAP, assinados por Bruno Faucs. Jader Almeida também está presente no espaço com a reedição da mesa de jantar DINN e as cadeiras ELLA.

No quesito artes plásticas, a Sotero seguiu sua marca de apostar no repertório contemporâneo de artistas vivos e da atual geração, com o Nádia Taquary e Gonçalo Ivo. “São nomes que expressam na arte contemporânea sua forma principal de expressão, assim como nós e nosso escritório. Nosso traço está muito vinculado ao nosso tempo”, afirma a dupla. As escolhas passam por diferentes linguagens, incluindo fotografia, esculturas e pintura.

Patrocinadores
Vitrine das tendências do mercado de arquitetura, design e paisagismo, a Casas Conceito se consolidou como espaço para ativação de marcas dos mais diversos segmentos e atrai parcerias de peso. São patrocinadores a Bahia Marina, Ilhas Bimbarras, Kohler, Sherwin-Williams, Placo, Saint-Gobain Glass, Shopping da Bahia. Apoio: Lider Interiores, Pavimenti, Transparence Vidros, Home Design, D’Cores Tintas, Prefeitura de Salvador, Paiva Ribeiro Engenharia e Divisaglass.