Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

18
mar

Conheça museus e galerias de arte do mundo sem sair de casa

Em tempos de quarentena e de menor convívio social físico por conta da pandemia do covid-19, a internet torna-se uma aliada para entreter nos intervalos do home office. Listamos dez museus e galerias de todo o mundo para uma imersão artística. Confira:

British Museum – Londres
São mais de 2.335.338 registros disponíveis do acervo do museu britânico. A pesquisa pode ser feita por país, galeria, ou temas específicos: www.britishmuseum.org/collection.

Louvre – Paris
O Museu do Louvre é um dos mais famosos e visitados museus de todo o mundo e o maior da França. Instalado na capital francesa, conta com mais de 350 mil obras. No site oficial, o visitante pode conhecer as galerias e exibições expostas.

Pinacoteca di Brera – Milão
Pinturas, esculturas e fotografias estão compiladas no acervo de 669 imagens do museu italiano através do link https://pinacotecabrera.org/

Galleria degli Uffizi – Florença
Entre os principais museus do mundo, a Galleria degli Uffizi (em português Galeria dos Ofícios) é uma das mais antigas surgidas na Europa, entre 1560 e 1580. Seu acervo de pinturas contém obras-primas como O Nascimento de Vênus e A Primavera de Sandro Boticelli; Tondo Doni, de Michelangelo; Anunciação e o Batismo de Cristo de Leonardo da Vinci; e a Medusa de Caravaggio.

Metropolitan Museum of Art – Nova York
Mais de 406 mil imagens de domínio público estão disponíveis no site do MET para visualização e download em alta qualidade, além do acesso, via plataforma digital Google Arts and Culture, para de mostras importantes do Costume Fashion Institute como Christian Dior: The New Look, Coco Chanel: Modernismo e Elsa Schiaparelli: Jackets.

Van Gogh Museum – Holanda
Para além de imagens e descrições precisas das obras, o site aposta em vídeos explicativos e em páginas interativas.

Prado – Madri
Ideal para os fãs de arte bizantina, tem mais de 5.700 obras digitalizadas, grande parte desse período artístico.

MAM – Bahia
As mostras fotográficas “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” e “Cores, Amores, Recantos…Bahia”, em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), podem ser vistas online através do tour 360: http://www.bahiaview360.com.br/mam/. Ao todo, são 80 obras de 30 fotógrafos e artistas plásticos baianos que falam sobre Salvador e a Bahia, além de fazer referência à criadora do museu, Lina Bo Bardi, e aos 60 anos do equipamento.

New Museum – Nova York
Projeto resultante de uma parceria do New Museum com a plataforma Rhizome, que foca na pintura digital, o First Look: New Art Online reúne mais de 40 novas mostras feitas para o digital no New Museum. E cada uma tem tecnologias, estéticas e narrativas diferentes, mostrando um forte florescer da arte digital.

Serpentine Gallery – Reino Unido
Uma das principais galerias do Reino Unido, a Serpentine exibe a exposição online Catharsis, do artista dinamarquês Jakob Kudsk Steensen, até o dia 31. Steensen usa a tecnologia imersiva de realidade virtual para criar paisagens radicais e imaginativas.

DIS – Nova York
Coletivo formado por um grupo de artistas, designers, estilistas, escritores e músicos que se uniram para repensar formatos e criar diálogos. Funciona com assinatura mensal de US$ 4, mas o primeiro mês de experiência é gratuito.