Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

02
set

12ª Bienal de Arquitetura de SP discute o poder discreto do cotidiano

Com o título de Todo Dia, a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (12ª BIA) chega à sua 12ª edição propondo destacar o protagonismo do cotidiano na arquitetura e no urbanismo no Século XXI. Para tal, este ano se divide em duas grandes exposições que ocupam dois edifícios icônicos da cidade: o Sesc 24 de Maio (2017, Paulo Mendes da Rocha e MMBB), de 10 a 29 de setembro de 2019, e o Centro Cultural São Paulo (1982, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles), de 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019.

Em debate, “o poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais, e mantemos o espaço, em práticas comuns, que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, contam os curadores desta edição, Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel e Vanessa Grossman.

As exposições, talks, conferências e workshops foram estruturadas em três eixos temáticos: “Relatos do cotidiano” (análises sobre como arquitetos, urbanistas e designers reinterpretam o dia a dia nos projetos), “Materiais do dia a dia” (abordagens sobre a crescente conscientização em relação aos recursos do cotidiano) e “Manutenções diárias”, que explora o fazer arquitetônico na cidade.

No Sesc 24 de Maio, a mostra Todo Dia reuniu dez equipes para produzir uma série de intervenções distribuídas pelo edifício para receber diversos eventos da programação. Da piscina ao térreo, os espaços comuns do Sesc serão tomados pelo trabalho de escritórios nacionais e internacionais como Adamo-Faiden, Vão, Andrés Jaque, Office for Political Innovation, Andrés Sandoval e outros talentos.

Já o Centro Cultural São Paulo hospeda a exposição Arquiteturas do Cotidiano, com projetos e experimentos de diferentes escalas e escopos que investigam como o cotidiano molda o mundo. Para formar a mostra, uma Chamada Aberta foi lançada e avaliada por um júri internacional. 74 trabalhos foram selecionados em uma seleção com 710 inscrições enviadas por 52 cidades brasileiras e 101 internacionais. Confira a programação completa aqui.