Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

03
out

Casas Conceito será espaço de eventos

Parte do espaço de três mil metros quadrados, onde foram erguidos os ambientes da Casas Conceito 2019, será adaptado para funcionar como espaço de eventos durante o Verão. O lançamento do novo projeto, batizado de Marina Summer House, está marcado para o mês de novembro. A empresária Andrea Velame adianta que está preparando um projeto especial para o local, concebido para o público infantil e que deverá se chamar Casinhas Conceito. “Nossa ideia é montar um espaço tendo como temática principal o Natal”.

Outra novidade será um bar concebido especialmente para funcionar durante o Verão, além de uma área para eventos corporativos. “Temos muitas novidades para a área, incluindo um ambiente que será montado nos moldes de uma mostra de decoração, como foi a Casas Conceito, com peças com preços mais acessíveis para que as pessoas compreendam que é possível, sim, viver num ambiente planejado por profissionais com um custo que caiba no seu orçamento”, diz.

A segunda edição da Casas Conceito, que este ano aconteceu na Bahia Marina reunindo 41 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo, encerrou a edição 2019, no último domingo, com um número recorde de público. Ao longo de 40 dias, a mostra recebeu mais de 15 mil pessoas e registrou um crescimento de visitantes 50% a mais, em relação a edição 2018, no Horto Florestal.

Andrea Velame (Foto: Lucas Assis)

Balanço

A segunda edição da Casas Conceito, que recebeu um investimento inicial da ordem de R$ 1,5 milhão – somente em obras de infra-estrutura para instalação dos ambientes – reuniu na Bahia Marina os maiores fabricantes de materiais, objetos e mobiliário do país, incluindo marcas internacionais como a Kohler, a Sherwin Williams, Saint Gobain e Placo, que escolheram a mostra baiana para apresentar seus produtos ainda inéditos no mercado brasileiro. 

De acordo com a empresária Andrea Velame, idealizadora da mostra, cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento. Este ano, a mostra – que escolheu como tema A(mar) –, também fez parte das comemorações dos 20 anos de inauguração da Bahia Marina, que cedeu a área de três mil metros quadrados para abrigar os 30 ambientes.

Coube aos arquitetos Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira, da Sotero Arquitetos, desenhar o masterplan, tirando partido da proximidade do mar. O espaço foi totalmente construído para abrigar os ambientes e, para isso, se desocupou parte do estacionamento de barcos e se elevou o piso para além do mar, ampliando a área para a montagem dos ambientes, oferecendo aos visitantes uma experiência sensorial de viver sobre o mar.

“Saímos desta edição com o evento consolidado, agora é começar a trabalhar para, no próximo ano, realizarmos a nossa terceira edição. Mais do que uma mostra de decoração, a Casas Conceito tem como premissa mostrar todo um lifestyle, que envolve arte, gastronomia, entretenimento, moda e turismo”, comemora Andrea Velame. 

Ação social

Desde a última segunda-feira, 30, uma equipe de profissionais cuida do desmonte da mostra. Parte do material utilizado na construção, como os três mil metros de telhas usados na cobertura, serão encaminhados ao projeto Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. As telhas, assim como outros materiais utilizados na mostra, serão destinados à benfeitorias de casas da região da Gamboa.

Patrocinadores

Muitos foram os patrocinadores e apoiadores do evento que movimentou a região da Avenida Contorno nos últimos três meses, quando começou o processo de montagem. Pela primeira vez, a Kohler, maior fabricante de louças e metais do mundo – que instalou sua fábrica no Brasil e escolheu Salvador, através da Pavimenti, como representante exclusivo – participou da mostra com um espaço de 220m2, assinado pelo arquiteto Flávio Moura, onde apresentou seus produtos ainda inéditos no mercado local. 

Outra multinacional que escolheu a mostra para se apresentar foi a Saint Gobain Glass, empresa especializada em vidros texturizados – representada na Bahia pela Transparence Vidros – fornecendo mais de 1,5 mil metros quadrados de vidros, apresentados recentemente na feira de Milão. Também integrando o grupo Saint Gobain, a Placo do Brasil entrou na mostra como fornecedor exclusivo de placas de gesso acartonado, chapas para uso interno, chapas para área úmida e contra incêndio. 

Parcerias

Vitrine para grandes marcas e lançamentos de produtos, bem como para apresentação de tendências, a mostra renovou sua parceria com a Sherwin Williams, marca internacional de tintas que trouxe a coleção 2019/2020 de suas novas cores.  Além destas parcerias, a Casas Conceito contou ainda com apoiadores de peso como a Bahia Marina, a Ilha Bimbarras, o Shopping da Bahia, Líder, Pavimenti, Transparence, Home Design, D’Cores e Paiva Ribeiro Engenharia. Com duas edições exitosas, a mostra se consolidou como espaço para ativação de marcas dos mais diversos segmentos e vitrine das tendências do mercado de arquitetura, design e paisagismo.