Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

18
mar

Dicas infalíveis para criar um ambiente de home office

Com a necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus no Brasil, empresas têm solicitado que seus funcionários trabalhem remotamente. Profissionais liberais também estão mantendo suas atividades em casa, muitas vezes criando uma nova rotina. Para quem não tem o hábito de fazer home office, a gente separou algumas dicas para ajudar:

1 – Demarque seu território:
Nem todo mundo mora sozinho. Muita gente tem filhos pequenos, bichinho e outras pessoas demandando atenção. Para não se distrair muito de uma tarefa importante, estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Locais mais silenciosos – longe do playground do prédio ou de uma rua muito barulhenta – são os mais indicados. Se for bem arejado e iluminado, melhor ainda.

2 – Arrume sua mesa
Coloque nela o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente. E quando terminar a jornada, deixe arrumada para o dia seguinte. Se quiser, dê um toque pessoal na decoração, com algum objeto de estimação ou porta retrato.

3 – Arrume-se
Não é porque você vai fazer home office que será de pijama, em cima da cama. Deixe a preguiça de lado, tome um banho, escolha uma roupa confortável e vá trabalhar… em casa.

4 – Defina uma jornada de trabalho
Trabalhar em casa não é trabalhar full time. Estabeleça a hora de começar, pausas para lanche e refeições e o fim do expediente, mesmo que você prefira trabalhar a noite.

5 – Evite distrações
Deixe claro para quem estiver em casa que você está trabalhando. Sua presença não significa tempo livre durante o tempo que você definiu para a jornada de trabalho.

6 – Continue se comunicando
Home office não é isolamento social. Mantenha suas interações com colegas, fornecedores e clientes. Informe ao seu chefe quando iniciar o trabalho e dê retornos de pendências quando necessário.

7 – Liste suas tarefas
Trabalhar home office exige disciplina. Para não dispersar, crie uma lista de tarefas e vá riscando uma a uma à medida que for finalizando. A sensação de dever cumprido é ótima e afasta a ideia de que trabalhar em casa é um fardo.

8 – Fim do dia
Terminou a jornada? Vá para casa! Mesmo que você esteja nela. Assim você se desliga um pouco e se prepara para começar tudo de novo no dia seguinte.