Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

03
set

Bahia Marina comemora 20 anos

Se tem uma coisa que Reynaldo Loureiro não tem é medo do novo. “Inovar é sempre desafiador. E nossa meta é crescer mantendo um equilíbrio entre desenvolvimento, sociedade e o meio ambiente. É algo que não sai da nossa pauta”, reforça o empresário, CEO da Bahia Marina (BM), que celebra em 2019 os 20 anos do lugar sem deixar de olhar para o futuro. “Este é um projeto consolidado. É hora de comemorar e pensar no futuro”, afirma.

Entre as novas iniciativas está o empreendimento residencial Ilha Bimbarras Sítio de Praia, projeto único no país lançado em agosto e que tem escritório de vendas na Bahia Marina. Nos planos do empresário está, para mais adiante, um prédio comercial com 197 escritórios e 14 novas lojas. “Um edifício planejado no estilo home office, para trabalhar e viver e uma garagem náutica, de aproximadamente dois mil metros quadrados”, explica Reynaldo Loureiro. “A palavra futuro está no nosso DNA”, define.

20 anos

Dentro do calendário de festividades pelos 20 anos da Bahia Marina está sendo realizada a segunda edição da Casas Conceito. Projeto único no país, cem por cento construído, e em um complexo náutico, a mostra de decoração tem tudo a ver com o espírito do local. “Acreditamos em projetos e pessoas inovadoras e a Casas Conceito está alinhada com esse ponto de vista. Celebrar nossos 20 anos recebendo este projeto é colocar a Marina num novo e promissor roteiro da arquitetura, design e paisagismo. Este ano, a mostra tem na sua temática o mar, e não poderia ser realizada em local melhor. São 29 ambientes montados em uma área de 3 mil metros quadrados e de frente para o inigualável mar da Baía de Todos os Santos, uma perfeita simbiose”, avalia o empresário.

Reynaldo Loureiro com Licia Loureiro e Andrea Velame (foto: Lucas Assis)

A BM já nasceu com o status de inovação. “Acreditar neste modelo de negócios, em uma área degradada da cidade, foi desafiador”, garante Reynaldo. “Mas fomos em frente e nos consolidamos como primeiro empreendimento de grande porte a ser construído no contexto de revitalização da Cidade Baixa, reconhecido pela opinião pública como uma das mais valiosas contribuições para a requalificação da área do Comércio. A Bahia Marina é considerada uma das melhores marinas do Brasil”, revela.

O empreendimento está instalado em um terreno de mais de 26 mil m², com um projeto estrutural e paisagístico inovador e moderno, que valoriza a natureza, o bem-estar e a segurança. Sua bacia de atracação possui 176 mil m² e oferece 400 vagas molhadas, com largura de 3 a 7 metros, e 180 vagas secas em pátios descobertos. Além disso, existem vagas especiais no píer para grandes embarcações. Para movimentar os barcos, utiliza-se equipamento travel lift, com capacidade para suportar até 40 toneladas. Nas dependências do centro náutico há também, um posto de abastecimento flutuante.

Programação festiva

Além de receber a Casas Conceito, o empreendimento montou uma programação extensa para celebrar suas duas décadas. “Diluímos as ações ao longo de todo o ano para contemplar diferentes públicos. Logo no início de 2019, saímos da esfera institucional e abrimos nossas portas para um evento com apelo cultural”, conta Leilane Loureiro, diretora da BM.

A primeira edição do Bailinho Bahia Marina reuniu mais de mil pessoas em uma festa carnavalesca, gratuita, com música, oficinas e todo clima de carnaval, contemplando as famílias e crianças de todas as faixas etárias. “Neste segundo semestre teremos a terceira edição do evento Primavera na Marina. Um projeto novo, que valoriza o pôr do sol visto daqui. O evento está previsto para o fim do ano, uma forma de presentear nossos visitantes”, adianta a empresária.

O restaurante M’AR, novidade da Marina Gourmet (foto: divulgação)

Hoje, a BM é mais que um complexo náutico. Além de atender ao público que precisa de uma infraestrutura completa para embarcações permanentes e visitantes, o empreendimento abriga um complexo de lojas de produtos e serviços náuticos e um centro gastronômico, o Marina Gourmet, que reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade: Soho, Lafayette, DAS, Grand Cru (importadora de vinhos) e o novo M’AR.  

“Na Bahia Marina estão localizadas grifes de roupas, joias, moda praia e empresas no ramo de arquitetura, decoração, agência de publicidade, estandes de vendas, dentre outros segmentos”, lista Leilane. “Recentemente, recebemos o restaurante M’AR e as marcas Home Design e Tortarelli inauguraram espaços temporários. Essa diversidade atrai visitantes que não são necessariamente clientes da parte náutica”, avalia.

Ponto turístico

O empreendimento possui uma localização privilegiada, na borda leste da Baía de Todos os Santos, rota de navegadores de passagem por Salvador, a exemplo de Amyr Klink, Lars Grael, Aleixo Belov e a família Schürmann. A Marina é também destino para os amantes do mar e se tornou um dos pontos turísticos da cidade, em função da beleza do cenário e da sua rica gastronomia, sendo frequentada por pessoas de diversas esferas da sociedade, como os que desejam sair de lancha, usufruir da culinária, fazer compras ou apenas apreciar o cenário.

Além dessas características, Leilane celebra o papel fundamental da BM para o desenvolvimento náutico do estado, seja oferecendo infraestrutura, seja no fomento do esporte e do turismo náutico, a exemplo do Rally Náutico da Bahia que há dez anos reúne famílias em uma competição tendo como rota o mar da Bahia. “São pontos a se comemorar na nossa trajetória”.

Outro destaque é o compromisso ambiental do empreendimento. “Somos referência em sustentabilidade no setor, através do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, que teve início em 2012 com funcionários e a comunidade Solar do Unhão. O objetivo é a manutenção de uma boa qualidade ambiental na área de influência da Bahia Marina”, explica a empresária.

“No quesito entretenimento, fizemos história com shows memoráveis como o do tenor italiano Luciano Pavarotti, com a participação de Gal Costa e Maria Bethânia, em 2000, além de outros grandes espetáculos como os shows de Roberto Carlos, Sandy & Júnior e também de bandas baianas no Bonfim Light, evento alternativo da festa do Bonfim, e no Réveillon. Na edição 2019, o Bonfim de Tarde, comandada por Bel Marques e Thiaguinho reuniu 7 mil pessoas”, lista a diretora.