Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

20
set

Cortiça como você nunca viu!

Quando se fala em cortiça geralmente se pensa em rolha ou então em quadro de avisos, não é verdade? Ninguém associa cortiça a objetos para o lar, acessórios pessoais… Mas a cortiça tem feito cada vez mais sucesso no design por ser ecológica e permitir bastante criatividade e tem sido utilizada em móveis, acessórios de moda, pisos e revestimentos, objetos de design em geral. É impressionante a qualidade e diversificação de produtos que são produzidos à partir dessa matéria prima, e Portugal é um dos maiores produtores e exportadores de cortiça. A seguir um texto explicativo da Associação Portuguesa de Cortiça:

A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus Suber L), uma árvore nobre com características muito especiais e que cresce nas regiões mediterrânicas como Espanha, Itália, França, Marrocos, Argélia e, sobretudo, Portugal, onde existem mais de 720 mil hectares de montado de sobro, bem como uma indústria corticeira de grande importância econômica.

É uma árvore espantosa, de grande longevidade e com uma enorme capacidade de regeneração. Consegue viver em média 150 a 200 anos, apesar dos muitos descortiçamentos que lhe fazem ao longo da sua existência: cerca de 16 intercalados por períodos de nove anos.

Este tecido vegetal que o Homem recolhe tão cuidadosamente – a cortiça – possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar:

  1. muito leve
  2. impermeável a líquidos e a gases
  3. elástica e compressível
  4. um excelente isolante térmico e acústico
  5. combustão lenta
  6. muito resistente ao atrito

Mas é, acima de tudo, um material cem por cento natural, reciclável e biodegradável, três atributos imprescindíveis numa sociedade como a atual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente.

Sofá-Cortiça Piso-de-cortiça Objetos-decoração-cortiça Bolsas-e-carteiras-em-cortiça Acessórios-masculinos-cortiça