Andrea Velame

Lifestyle, Wedding and Decor

08
nov

Mostra interativa com tapetes chega à Caixa Cultural

A Caixa Cultural Salvador apresenta a exposição Peraltagens, um convite à interação, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos do mundo inteiro e renomados autores. Montagem do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, a mostra chega a Salvador no dia 26, com abertura às 19h, e segue aberta à visitação de 27 de novembro a 26 de janeiro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Por meio de um acervo em que se destacam tapetes, malas, painéis, objetos e livros de pano, os visitantes que forem à mostra irão encontrar cenários para narrativas de escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ricardo Azevedo e Sérgio Capparelli. O título da exposição, Peraltagens, também é uma alusão à obra do poeta matogrossense Manoel de Barros.

As obras são feitas por artesãos franceses do projeto Raconte-Tapis, por artistas peruanos do projeto Manos que Cuentan e também por integrantes do próprio grupo, que há 20 anos utiliza a técnica da costura de tecidos para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pelas artes e leitura.

Na mostra, os visitantes vão encontrar tapetes tridimensionais do projeto Raconte-Tapis, painéis e livros de pano e uma diversidade de obras costuradas em grandes dimensões, como um tapete gigante de 12 metros que foi inspirado em um conto brasileiro. “Como é uma exposição interativa, as crianças poderão até subir no tapete”, afirma Warley Gourlart, curador da mostra.